Perspectivas para o mercado jurídico em 2020

Proportion

Quer saber mais sobre o mercado jurídico atual e conhecer algumas tendências e perspectivas da área para o ano de 2020? Leia este artigo!

Novos e antigos profissionais da área precisam se manter bem informados a respeito das perspectivas para o mercado jurídico em 2020. 

O mercado jurídico é um dos que mais cresceu nas últimas décadas. Algumas das razões por trás desse resultado é o aumento da taxa de criminalidade e o maior interesse dos cidadãos, órgãos públicos e privados pela investigação e resolução de crimes.

Além disso, cada vez mais pessoas recorrem a advogados para conseguir resolver questões jurídicas, e isso aumenta conforme são feitas adições à legislação e quanto mais as pessoas 

são educadas a respeito do mundo jurídico.

Quando há aumento na demanda, os preços também aumentam. Portanto, os advogados estão cobrando valores maiores e os clientes que precisam dos seus serviços estão pagando. Dessa forma, o setor continua a crescer, se expandir e trazer mudanças em um ritmo cada vez mais rápido.

 

Mercado jurídico no Brasil: panorama

Atualmente, se tornar um bacharel em Direito não é mais um privilégio para poucos. Sendo essa uma área muito almejada e sendo as possibilidades para conseguir o diploma cada vez mais acessíveis e flexíveis, é apenas lógico que todo ano se formem milhares de bacharéis que tentam conseguir um lugar dentro de um mercado bastante competitivo.

Hoje não é mais preciso ir morar em centros urbanos para se formar em Direito, não são apenas pessoas de classe alta que fazem o curso e ele não está disponível somente em faculdades tradicionais e reconhecidas. 

Há alguns anos atrás, quando a informação não era tão acessível, a profissão de advogado exigia maior esforço por parte dos bacharéis, contribuindo assim para a formação de um relativamente baixo número de profissionais. No entanto, esses viam que era preciso ser competentes e eficientes para se desenvolver profissionalmente e ter espaço no mercado 

jurídico. 

Mas um fator realmente preocupante para a área jurídica são os profissionais que usam a tecnologia não para se aprimorar e prestar um serviço melhor, mas para economizar tempo e esforço sem se importar com a qualidade do trabalho que entregam. 

Diante de tamanha necessidade de se manter bem informados e conseguir trabalhar sempre com as informações mais recentes e corretas, os advogados do presente e do futuro precisam encontrar meios construtivos de incluir as inovações tecnológicas voltadas para o mercado jurídico em sua rotina. 

 

Mercado jurídico: perspectivas para 2020

Possível atualização do Código de Ética e Conduta da OAB

Os profissionais da área jurídica precisam lidar com um grande volume de informações todos os dias, se certificar de seguir as regras, códigos e diretrizes da profissão e estar cientes das últimas atualizações e mudanças feitas nos materiais relevantes para sua profissão.

Em 2020, a expectativa é de que hajam grandes mudanças com impacto direto no dia a dia de escritórios de advocacia em todo o Brasil. A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) já indicou que pode fazer alterações em seu Código de Ética e Conduta e são esperadas atualizações a respeito do tema publicidade institucional.

 

Humanização do Direito

Um aspecto que merece atenção em 2020 é o contínuo interesse por parte dos advogados em desenvolver uma relação transparente e sólida com seus clientes, os quais são cada vez mais bem informados e interessados no andamento dos processos.

Ouvir, compreender, explicar e dialogar, essas são funções de um bom advogado que trata seus clientes com respeito, falando o que eles precisam saber de uma maneira que eles possam compreender. Esse tipo de profissional causa uma boa impressão e faz com que as pessoas confiem nele.

A humanização do direito é um fator especialmente importante para lidar com as gerações futuras, que serão formadas por pessoas conectadas e curiosas que naturalmente apreciam as interações instantâneas por meios virtuais e prezam pelo acompanhamento em tempo real dos assuntos que mais lhe interessam.

 

Implantação de melhorias tecnológicas

O trabalho da área jurídica é conhecido por ser complexo e demorado, mas sabemos que a tecnologia torna diversos aspectos de nossa vida mais fáceis, práticos e convenientes. Felizmente, melhorias tecnológicas têm causado um impacto positivo no mercado jurídico, possibilitando a economia de tempo e recursos além da diminuição da carga de trabalho.

Essas mudanças também permitem melhorar a eficiência dos profissionais e diminuir o estresse por meio de ações voltadas para melhorar o acesso à informação, a comunicação e o trabalho realizado pelas diferentes partes no andamento de um processo.

Portanto, é essencial e recomendado que tanto os novos quanto os antigos profissionais busquem se informar a respeito das ferramentas disponíveis para aumentar sua produtividade, tornar sua rotina mais prática, automatizar processos e utilizar a análise de dados para tornar seu trabalho mais rápido e assertivo.

A automação e estruturação dos dados, além da inteligência artificial, são apenas algumas das tecnologias que devem continuar causando um impacto significativo no mercado jurídico em 2020. Quanto mais rápido os profissionais e os escritórios conseguirem incorporar as ferramentas à sua rotina, mais rápido poderão usufruir dos notórios benefícios trazidos por elas.

 

Aumento da demanda

Os serviços jurídicos são um dos mais vitais na sociedade moderna. A taxa de criminalidade está aumentando bastante a nível global, e dessa forma o aconselhamento jurídico se torna oportuno e necessário. 

Os observadores e analistas do mercado jurídico esperam que o aumento da demanda continue fazendo parte do cenário. Isso implica no surgimento e popularização de novas formas e ferramentas para lidar com os clientes e suas questões.

Portanto, os novos advogados precisam se manter atualizados para saber o que esperar ao entrar no mercado. Também será útil para eles saber a respeito das perspectivas para as diferentes áreas do Direito, sendo possível assim tomar decisões acertadas na carreira. 

 

Mercados jurídicos globais

Existem muitas tendências que podem levar a um aumento no crescimento do mercado jurídico, como mudanças na legislação, fusões entre empresas e o surgimento de novos e importantes escritórios de advocacia. 

O campo jurídico é uma indústria que cresce e muda ao redor de todo o mundo. Cada vez mais, a globalização terá impacto nas decisões tomadas e na atenção dada às diferentes áreas do direito.

É esperado que o mercado global de serviços jurídicos alcance lucros bilionários cada vez maiores. Dadas essas perspectivas, também é esperado que muitas empresas do ramo busquem se expandir para conseguir atuar no mercado jurídico global. Certamente, esse objetivo altera o tipo de planejamento a ser seguido e o tipo de oportunidades buscadas pela empresa. 

Apesar de ser uma área tradicional, marcada pela rigidez de diversas regras e códigos e conhecida por exigir habilidades específicas de seus profissionais, o Direito passa por atualizações que causam mudanças profundas no seu exercício. Essas mudanças muitas vezes são oportunas, melhorando as perspectivas para os advogados, os clientes e os processos.

O mercado jurídico é uma área almejada por muitas pessoas e, de fato, exerce uma função relevante na sociedade e na vida da população. Conforme as pessoas se aproximam cada vez mais do direito para resolver questões referentes ao casamento, aos filhos, às suas propriedades e ao trabalho, as perspectivas para a área são de crescimento e mudanças – e os profissionais precisam ficar atentos para se atualizar e não perder as oportunidades.

 

Gostou do artigo? Continue navegando no blog para ler mais e compartilhe este artigo em suas redes sociais!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments