7 Dicas para advogados em home office

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Com a realidade atual do país, no que diz respeito ao isolamento social devido ao coronavírus, muitas pessoas estão se vendo obrigadas a mudarem a sua rotina completamente, com a quarentena vivida não só no Brasil, como no mundo.

Até mesmo os advogados estão buscando novas alternativas de cumprirem com os seus compromissos, respeitando o que está sendo imposto, para o bem-estar da população.

Por isso, para ajudar os advogados que estão na quarentena, listamos abaixo 7 dicas para advogados em home office que podem ajudar bastante nesse momento.

Advogado em home office

O trabalho em home office, na verdade, já é uma tendência no mundo inteiro. Inclusive, já vem sendo muito usada nos países desenvolvidos.

Mas, será que é possível ser um advogado home office? 

A resposta é sim. Você pode, perfeitamente, trabalhar como advogado sem a necessidade de ter um escritório fixo. Principalmente durante essa fase de quarentena. E essa modalidade tem crescido muito nos últimos anos.

Vantagens em trabalhar como advogado em home office

Para você que gostaria de trabalhar como advogado em home office, listamos abaixo as principais vantagens que essa proposta pode oferecer. Confira abaixo:

  • Mais qualidade de vida;
  • Liberdade profissional;
  • Custos reduzidos com aluguel de escritório, transporte e alimentação, por exemplo;
  • Livre escolha do horário de trabalho;
  • Menos estresse com trânsito,
  • Otimização do tempo.

7 Dicas para advogados em home office

Para ter sucesso como advogado em home office, é preciso ter foco, disciplina e profissionalismo. Afinal de contas, o fato de trabalhar em casa pode acabar se tornando um vilão se o advogado não souber administrar bem a sua rotina.

Por isso, listamos abaixo 7 dicas para advogados em home office, que os ajudarão a ser mais produtivos possível. Acompanhe abaixo:

1 – Espaço reservado: não é por estar trabalhando em casa, que você não precisa ter um espaço reservado apenas para o seu trabalho. Isso te ajuda a ter mais foco nas atividades. Não deixe de pensar na ergonomia, afinal de contas, a tendência é você passar horas trabalhando nesse ambiente. Por isso, ele deve ser o mais confortável possível.

Invista no seu espaço de trabalho. Um ambiente adequado contribui para a concentração na hora de trabalhar. Além de proporcionar mais qualidade e menos estresse, um ambiente confortável promove maior sensação de bem-estar.

2 – Estabeleça um horário: se você não estabelecer um horário de trabalho, pode acabar tendo muitas distrações e perdendo o foco. Os advogados em home office devem ter em mente que precisam ter a mesma postura de quem trabalha em um escritório particular. 

Ao estabelecer um horário, você fica mais concentrado nas atividades, e se esforça para executar as tarefas conforme a sua programação. Escolha um horário do dia que seja melhor para você. Um momento em que você consiga ser mais produtivo.

3 – Organize as suas tarefas: para melhorar a sua produtividade, otimizar o seu tempo, e aproveitar melhor o seu horário de trabalho, o mais indicado é sempre organizar bem as suas tarefas. 

Assim, você sabe muito bem aquilo que precisa fazer naquele dia. E consegue se programar melhor para cada atividade. Além de trabalhar com mais tranquilidade.

Para te ajudar nessa tarefa, você tem diversas alternativas de ferramentas, como uma planilha de Excel, por exemplo, um bloquinho de anotação ou algum programa específico, como o Google Keep. O mais importante é usar algo que lhe traga mais facilidade de manuseio.

Além de organizar as suas tarefas e o seu ritmo de trabalho, também é fundamental alinhar com os demais moradores da casa, de maneira que eles entendam os seus horários, e não o interrompam durante a jornada de trabalho.

E não para por aí! Os seus clientes também devem ter ciência da forma com que você trabalha, como é a comunicação, sua rotina de trabalho, e demais informações importantes, para que eles se sintam confiantes, e tenham segurança com relação ao seu profissionalismo.

4 – Deixe por perto tudo o que você precisa: antes de começar a trabalhar, certifique-se de que deixou tudo o que precisa por perto, como materiais de escritório, contratos, e tudo o que for necessário para a realização do seu trabalho. A organização é a maior aliada dos advogados em home office.

Dessa forma, você não irá perder tempo procurando por nada, e também não irá correr o risco de se distrair com outras coisas enquanto procura os seus objetos de trabalho pela casa. Como a nossa casa é repleta de distrações, as chances de você perder muito tempo com coisas que não têm nada a ver com o seu trabalho são enormes.

5 – Deixe o celular no modo silencioso: outra maneira de evitar distrações que possam atrapalhar a sua produtividade é colocando o celular no silencioso. Assim, as notificações de Facebook, WhatsApp, e tantos outros aplicativos não irão tirar a sua atenção.

6 – Determine prazos para as tarefas: é muito comum deixarmos para depois aquelas tarefas com prazo longo de entrega. É por esse motivo que é muito importante estabelecer prazos para as suas tarefas. E não deixe de cumprir esses prazos, claro. Também não deixe para a última hora, para evitar contratempo e correria.

7 – Informatização: não é segredo para ninguém que a informatização faz toda diferença em qualquer negócio. E, para um advogado, não poderia ser diferente. Para otimizar os trabalhos, aumentar a produtividade, realizar várias tarefas ao longo do dia, o uso de um software jurídico, por exemplo, é essencial para um advogado.

Sem as ferramentas certas, não é possível realizar um trabalho de qualidade. E, muito menos, aproveitar ao máximo o seu dia. Os advogados em home office devem buscar ferramentas que atendam muito bem às suas necessidades. 

Além de dar todo o suporte e informações que os clientes precisam, também é necessário manter a rotina do seu escritório, mesmo que seja em casa, muito bem organizada.

As ferramentas de gestão auxiliam em todas as atividades que o advogado precisa desempenhar, inclusive na administração dos seus compromissos, para não perder nenhum evento ou data importante.

Para finalizar, aproveite os benefícios da flexibilidade. Você não precisa ficar 365 dias do ano totalmente focado nas regras acima. Os advogados em home office também podem se permitir aproveitar a flexibilidade que esse tipo de trabalho pode oferecer, e se libertar, em alguns momentos, da rotina corrida e focada de trabalho. 

Advogados em home office podem trabalhar em equipe?

Uma dúvida muito comum que as pessoas têm é sobre a possibilidade de advogados em home office poderem trabalhar em equipe. E a verdade é que é sim possível, pois o trabalho em home office não impede que o mesmo possa ter uma equipe remota.

Para que isso seja possível, existem algumas ferramentas que ajudam muito na hora de executar as tarefas, como o Dropbox, Trello, Google Drive, e vários outros aplicativos gratuitos disponíveis. Além disso, há ainda o Skype, que pode ser usado para a realização de chamadas em vídeo.

Dessa forma, não só é possível trabalhar como advogado em home office, como também trabalhar com outras pessoas, e ter a sua equipe remota, caso queira.

Os advogados que trabalham em home office, seja devido à quarentena por causa do Coronavírus, ou por uma opção própria, podem aproveitar essas dicas e tornar a sua rotina o mais eficiente possível. 

Com essas 7 dicas para advogados em home office, fica mais fácil coordenar bem a sua rotina, e melhor o seu trabalho. Assim, você não perde produtividade, e ainda aproveita todas as vantagens de trabalhar em casa.

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