Compliance Jurídico: qual a importância?

Proportion
Categories: Sem categoria

Apesar de estar se tornando uma tendência no mundo jurídico, poucos advogados conhecem o Compliance. 

Atualmente, garantir que sua organização possua uma política corporativa organizada e em conformidade com as leis é indispensável. Com a chegada da nova Lei de Proteção de Dados, muitas empresas estão buscando profissionais jurídicos que possam orientá-los na reformulação de processos em busca de cumprir as normas e leis do segmento que estão inseridas. 

Mas o que é Compliance, afinal?

O termo surgiu do inglês “to comply” que significa cumprir, executar ou obedecer. Portanto compliance jurídico é uma maneira de garantir que a organização esteja em conformidade com as normas internas e judiciais que a regulam. 

Em suma, é administrar negócios de maneira correta, cumprindo as leis e regulamentos de forma responsável. Dessa maneira é possível evitar processos judiciais, criar uma autoridade e reputação positiva no mercado e até mesmo aumentar a produtividade.

Por que as empresas precisam se adequar? 

Empresas que se preocupam em andar em conformidade com a lei são muito mais bem vistas no mercado, trazendo mais credibilidade e confiabilidade em seus produtos e serviços. Com a alteração da lei anticorrupção e a nova LGPD, o que gera uma mudança positiva rumo a ética e transparência.

Em conjunto a essa mudança, surgem muitas oportunidades para advogados que se especializam em Compliance, afinal com tantos benefícios, as organizações estão correndo para adequar seus processos. 

O que faz um advogado de Compliance?

O profissional que atua como compliance jurídico fica responsável por fazer o alinhamento da conduta da organização em relação às leis, normas éticas e as exigências que regulamentam o mercado.

Se interessou e quer se especializar na área?

Nosso MBA em Gestão Jurídica Criminal Compliance te habilita para trabalhar na prevenção de fraudes e crimes dentro das instituições, bem como ser gestor organizacional de prevenção aos riscos, que as práticas ilegais internas e externas podem gerar.

Inscreva-se já!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments