Direito do Futuro: tendências para a profissão

Proportion
Categories: Sem categoria

Você sabe os impactos que a tecnologia está causando no setor jurídico?

Para quem está buscando uma especialização, estar atento às tendências do setor e desenvolver as competências necessárias é imprescindível. A transformação digital está mudando o mundo e com o Direito não poderia ser diferente. 

A principal mudança já consolidada na área legal é o processo judicial eletrônico. Esse sistema desenvolvido pelo CNJ proporcionou a modernização do sistema judicial, respeitando as características inerentes a cada ramo da Justiça.

A chegada da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) também é um marco da transformação digital do Direito. Com ela, tornou-se possível preservar e proteger a privacidade dos usuários dos ambientes virtuais, ao regular as atividades de tratamento de dados pessoais e garantir a segurança em tais ambientes.

Separamos algumas tendências do Direito do Futuro para você ficar por dentro:

Compliance

Atualmente, garantir que sua organização possua uma política corporativa organizada e em conformidade com as leis é indispensável. Com a chegada da nova Lei de Proteção de Dados, muitas empresas estão buscando profissionais jurídicos que possam orientá-los na reformulação de processos em busca de cumprir as normas e leis do segmento que estão inseridas. 

O profissional que atua como compliance jurídico fica responsável por fazer o alinhamento da conduta da organização em relação às leis, normas éticas e as exigências que regulamentam o mercado.

Legaltechs

Os ambientes jurídicos também precisam se adequar ao futuro. Por isso a necessidade de softwares que permitam a gestão de processos, análises de grandes volumes de dados e maior controle dos canais de atendimento. 

As Legaltechs são a união das tecnologias utilizadas para solucionar estes problemas e auxiliar os profissionais de direito a se adequarem às transformações digitais de forma prática e inovadora.  

Segurança de dados

Com o avanço da tecnologia, a preocupação com a segurança dos dados é inerente. Pensar na proteção da veracidade das informações, dados sensíveis e a integridade, principalmente quando se trata de processos judiciais é muito necessária.

Experiência do cliente

A agilidade, o conforto e eficiência se tornaram as palavras de ordem nesta era digital. Com o avanço da tecnologia, as pessoas buscam uma mudança na experiência dos serviços jurídicos. Inovar para descobrir maneiras de desafogar e automatizar as rotinas do poder judiciário é preciso. 

A consulta online, julgamento em grupo e a redução da burocracia são caminhos para alcançar essa primeira meta. 

Com tantas mudanças, os profissionais e alunos de direitos precisam se manter informados e atualizados para atuar na área jurídica. Contar com uma especialização moderna e digital é um dos pontos positivos de estudar na Defensoria do Brasil.

Aqui nossos cursos são sempre atualizados de acordo com o mercado, além de ser 100% online, podendo formar-se em até 6 meses. 

Conheça nossos cursos e matricule-se!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments