Precisa de Ajuda?
Fale Conosco!

EAD – O principal setor de destaque na crise

Proportion

EAD – O principal setor de destaque na crise

 

O setor da educação no Brasil tem vivido um período de grandes desafios, ao contrário do que acontece com a EAD (educação à distância). E um desses desafios é conseguir reter os seus alunos. 

Além disso, a inadimplência também tem aumentado muito nos últimos anos, o que acaba sendo mais um problema para as instituições de ensino.

E as pequenas instituições são ainda mais penalizadas, pois elas não têm tantas condições de oferecerem descontos próprios, créditos e nem bolsas, uma vez que o seu capital de giro é bem menor, em comparação com as instituições de ensino maiores.

Na contramão dessa crise, está a EAD, que vêm apresentando um crescimento acelerado nos últimos anos. Em especial nesse momento de grande instabilidade do mercado.

Por isso, no post de hoje, vamos abordar o tema EAD – O principal setor de destaque na crise. Continue lendo e confira aqui tudo sobre essa modalidade de ensino.

Características da EAD (Educação à Distância)

Com o avanço da tecnologia, e a grande disseminação da internet, todos os setores passaram por grandes transformações. E a educação foi um dos setores que mais se beneficiaram com tanta tecnologia.

Além de trazer novos recursos para a sala de aula, com o grande avanço da internet, uma nova modalidade de ensino também foi criada, e vem crescendo muito a cada dia. Trata-se da Educação à Distância, mais conhecida pela sigla EaD.

A EaD tem várias diferenças em relação à educação tradicional. Sendo que a principal delas é que alunos e professores não se encontram em uma sala de aula, pois os estudos não são presenciais.

Para transmitir o conteúdo aos alunos, são usados diversos meios tecnológicos, como é o caso das hipermídias e da internet, principalmente. Além de outros recursos também, como vídeos, e CD-ROMs, por exemplo.

Os cursos EaD são as melhores alternativas para quem não tem tempo de frequentar uma faculdade diariamente, pois oferecem a flexibilidade de o aluno poder estudar onde e quando quiser, ou seja, é ele quem escolhe o momento do dia ou da noite que mais lhe convém. E também para quem quer realizar um curso que não existe na sua cidade.

Além disso, as opções de cursos oferecidos nessa modalidade também são muito grandes. O aluno pode se formar em cursos técnicos, graduações e até mesmo pós-graduações. 

Diante da questão do isolamento ao qual precisamos nos submeter atualmente, percebemos que muitos negócios estão em declínio. Porém, os cursos da modalidade EaD estão surpreendendo, pois representam o principal setor de destaque na crise.

Para entender como isso é possível, continue lendo para conhecer mais a respeito dos cursos à distância.

 

Funcionamento dos cursos EaD

Para acessar as aulas dos cursos de educação à distância, o aluno precisa de um computador com acesso à internet e conhecer, no mínimo, o básico de informática. Afinal de contas, ele deverá assistir às aulas e realizar as tarefas sozinho, em casa ou no trabalho.

Cada instituição de ensino trabalha com uma plataforma diferente. Além de também ter a sua própria estrutura e funcionamento sistêmico. Porém, grande parte dos cursos em si, seguem um roteiro bem semelhante.

Para acessar o ambiente de estudo, o aluno matriculado irá receber o seu usuário e senha. Nesse ambiente, estarão todas as aulas, trabalhos, cronogramas, ferramentas, avaliações e demais materiais de estudo de que irá precisar para estudar.

Apesar de ser um curso à distância, os alunos podem entrar em contato com os professores, tutores e demais alunos, para tirarem dúvidas, e também para participarem de fóruns.

Ainda que o EaD conte com uma estrutura completa de ensino em um ambiente totalmente virtual, para certos cursos, pode ser preciso que o aluno realize algumas das suas atividades presenciais, como avaliações, apresentação de trabalho ou de monografia, por exemplo.

 

Educação à distância no Brasil

Uma grande parcela das instituições de ensino superior do país passou a adotar a educação à distância a partir da década de 90. Hoje em dia, já são inúmeras as instituições no país que oferecem cursos na modalidade EaD. Inclusive algumas das universidades federais.

Todos esses cursos passam por avaliação do MEC (Ministério da Educação). Quem desejar, pode consultar essas avaliações no próprio portal do MEC.

 

EaD e o Coronavírus

Com o aumento do número de casos no novo coronavírus no país, as aulas foram suspensas na rede pública, privada e nas universidades. O principal objetivo dessa medida é impedir as aglomerações, que contribuem para a proliferação do vírus.

De acordo com o Ministério da Saúde, o isolamento social é uma das medidas mais eficazes para evitar a transmissão do vírus. 

Dessa forma, as instituições de ensino estão se vendo obrigadas a adotar medidas que ajudam a driblar essa situação, para que consigam manter as aulas. A alternativa tem sido o ensino EaD, que permite que os alunos possam continuar aprendendo, mesmo estando isolados em casa.

Dessa forma, o ensino à distância tem ganhado um grande impulso após a suspensão das aulas. Porém, o aluno que ainda não conhece essa modalidade de estudo deve estar ciente de que é preciso ter foco e disciplina para conseguir acompanhar todo o cronograma.

 

Vantagens do ensino à distância

Embora muitas pessoas ainda tenham receio a respeito da qualidade da educação à distância, é importante destacar que o grau de aprendizagem dos alunos irá depender do seu empenho e disciplina, assim como acontece no ensino presencial. 

Além do mais, a grade curricular é a mesma das demais instituições de ensino. Assim, o aluno não terá nenhum prejuízo ou desvantagem em relação aos alunos de cursos presenciais.

O ensino EaD também oferece uma série de outras vantagens. Abaixo, nós listamos algumas das principais. Confira!

  • Flexibilidade: sendo essa uma das características que os alunos mais gostam, que lhes permite estudar a qualquer hora e lugar, de acordo com a disponibilidade de cada um. 
  • Economia: geralmente, os preços dos cursos da modalidade EaD são menores do que no caso dos cursos presenciais. Assim, quem deseja ter um curso superior, pode obter o seu diploma investindo bem pouco em um curso EaD.

Além do mais, por ser um curso à distância, você não tem gasto com deslocamento e transporte. Pois pode estudar de casa, do trabalho, e de onde quiser.

  • Tem EaD em quase todas as cidades: a maior parte das cidades com mais 100.000 habitantes possui polo de apoio presencial.
  • Diploma válido: o diploma do ensino EaD vale tanto quanto o diploma presencial. O que realmente importa é garantir que a instituição tenha reconhecimento e autorização do MEC. Inclusive, não existe no documento de autorização nenhuma informação sobre a instituição ser presencial ou à distância.
  • Cursos de todas as áreas: assim como acontece no ensino presencial, a educação à distância também oferece cursos em todas as áreas.
  • Modalidade de curso que mais cresceu no país: a velocidade com que os cursos EaD têm crescido no Brasil é algo realmente impressionante. E, com a questão da suspensão das aulas por causa do Covid-19, os cursos à distância estão se tornando a opção de ensino mais procurada atualmente.
  • Ajuda a manter o isolamento social: dessa forma, o controle do Covid-19 se torna mais eficaz. O curso à distância é a melhor maneira de estudar sem precisar sair de casa.

Podemos perceber claramente que os benefícios do ensino à distância são muitos.  E tudo isso faz com que esse setor se destaque tanto nessa crise.

O ensino EaD é a melhor alternativa para garantir os estudos, diante da realidade em que vivemos hoje em dia. E, após contornada essa pandemia, a expectativa é que o setor continue se expandindo.

Esse artigo foi útil? Não deixe de conferir em nosso blog o nosso a nossa Graduação EaD em Serviços Jurídicos, para você aproveitar o momento, se profissionalizar, e se destacar no mercado, que está cada vez mais competitivo.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments