{"id":23571,"date":"2020-08-21T09:00:26","date_gmt":"2020-08-21T12:00:26","guid":{"rendered":"https:\/\/defensoriadobrasil.org.br\/?p=23571"},"modified":"2020-08-20T15:11:37","modified_gmt":"2020-08-20T18:11:37","slug":"coronavirus-aumenta-judicializacao-e-leva-escolas-a-reverem-contratos","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/defensoriadobrasil.org.br\/coronavirus-aumenta-judicializacao-e-leva-escolas-a-reverem-contratos\/","title":{"rendered":"Coronav\u00edrus aumenta judicializa\u00e7\u00e3o e leva escolas a reverem contratos"},"content":{"rendered":"

A educa\u00e7\u00e3o \u00e9 um dos segmentos no Brasil em que a retomada de atividades est\u00e1 menos resolvida. Com diverg\u00eancia de pol\u00edticas entre esferas governamentais, muitas institui\u00e7\u00f5es de ensino t\u00eam criado protocolos pr\u00f3prios e tomado para si a responsabilidade de determinar como vai ser o retorno dos alunos \u00e0 rotina e como vai ser estruturado esse dia a dia a partir de agora. Com tantas interroga\u00e7\u00f5es colocadas, a seara tem sido inundada de judicializa\u00e7\u00e3o nos \u00faltimos meses, e isso j\u00e1 criou uma corrida para revis\u00e3o de contratos-base.<\/p>\n

\u00c9 evidente que nenhum contrato de presta\u00e7\u00e3o de servi\u00e7o de ensino previu a pandemia ou a quarentena de mais de cinco meses. At\u00e9 por isso, faltam elementos para uma avalia\u00e7\u00e3o sobre contrapartidas \u2013 reposi\u00e7\u00e3o de aulas, devolu\u00e7\u00e3o de valores empenhados por fam\u00edlias e\/ou alunos, sequ\u00eancia de carga did\u00e1tica e prepara\u00e7\u00e3o para o vestibular, por exemplo.<\/p>\n

Dados da Fenep (Federa\u00e7\u00e3o Nacional das Escolas Particulares) apontam que 13 governos estaduais e o Distrito Federal ainda n\u00e3o lan\u00e7aram protocolos para a retomada das aulas ou estabeleceram previs\u00e3o de retorno. Outros, como S\u00e3o Paulo, anunciaram datas e depois revisaram o cronograma. Apenas Amazonas e Maranh\u00e3o j\u00e1 liberaram a presen\u00e7a de alunos nas salas de aula.<\/p>\n

Retomada de escolas \u00e9 cheia de d\u00favidas<\/h3>\n

Os problemas come\u00e7am no processo de reabertura. No Mato Grosso, por exemplo, escolas e faculdades particulares de Sinop j\u00e1 iniciaram aulas presenciais. Al\u00e9m disso, toda a rede particular de ensino de Lucas do Rio Verde tem retomada programada para 10 de setembro. Outras cidades seguem \u00e0 espera de uma diretriz.<\/p>\n

A situa\u00e7\u00e3o \u00e9 ainda mais confusa no Rio de Janeiro, onde a prefeitura quer voltar o quanto antes, mas o governo estadual adota cautela. A Secretaria Estadual de Sa\u00fade trabalha atualmente com a perspectiva de retomada em 15 de setembro, mas ainda n\u00e3o tem nenhuma certeza sobre o formato ou as condi\u00e7\u00f5es.<\/p>\n

Em S\u00e3o Paulo essas orienta\u00e7\u00f5es j\u00e1 foram repassadas a institui\u00e7\u00f5es de ensino, mas isso tampouco dirimiu as d\u00favidas. O governo estadual projetou retorno das aulas presenciais para 7 de outubro e estabeleceu inicialmente uma limita\u00e7\u00e3o de ocupa\u00e7\u00e3o das escolas.<\/p>\n

\"Governo<\/a>
Cr\u00e9dito: Unsplash<\/figcaption><\/figure>\n

A grande quest\u00e3o nesse ponto \u00e9 o modelo de c\u00e1lculo de ocupa\u00e7\u00e3o. Escolas que trabalhavam abaixo da capacidade total devem basear a conta no n\u00famero de alunos ou no potencial de matriculados? E em outro polo, como proceder nas institui\u00e7\u00f5es que estavam superlotadas antes da pandemia?<\/p>\n

E mesmo que a quest\u00e3o da ocupa\u00e7\u00e3o seja resolvida, o que fazer com as crian\u00e7as para criar uma divis\u00e3o de uso do espa\u00e7o? \u00c9 melhor dividir a carga hor\u00e1ria entre v\u00e1rios grupos num dia ou criar um revezamento de dias com um grupo discente em algumas datas e outro no contraturno?<\/p>\n

Ainda existem as d\u00favidas pr\u00e1ticas: \u00e9 poss\u00edvel cobrar que alunos fiquem de m\u00e1scara e respeitem o distanciamento social? E se eles n\u00e3o respeitarem, o que a institui\u00e7\u00e3o de ensino pode fazer?<\/p>\n

Segundo dados do Datafolha, 79% dos brasileiros acham que a reabertura de escolas agravar\u00e1 a pandemia do novo coronav\u00edrus, que j\u00e1 matou mais de 100 mil pessoas no Brasil. Mais de 64% das crian\u00e7as infectadas s\u00e3o assintom\u00e1ticas, o que s\u00f3 agrava essa percep\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

O que tem causado explos\u00e3o de judicializa\u00e7\u00e3o no ensino<\/h3>\n

Ao contr\u00e1rio do que fez, por exemplo, com as rela\u00e7\u00f5es de trabalho, o governo federal n\u00e3o criou um balizador para contratos com institui\u00e7\u00f5es de ensino durante a pandemia. Essa \u00e9 a principal natureza de uma explos\u00e3o de judicializa\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

De um lado, pais e alunos pediram descontos, suspens\u00e3o ou cancelamento de contratos, com devolu\u00e7\u00f5es correspondentes a matr\u00edculas, alimenta\u00e7\u00e3o e at\u00e9 mensalidades que j\u00e1 haviam sido pagas; de outro, institui\u00e7\u00f5es de ensino alegaram que a ado\u00e7\u00e3o dessas pol\u00edticas tornaria invi\u00e1vel a manuten\u00e7\u00e3o da opera\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

A situa\u00e7\u00e3o foi menos grave no in\u00edcio da quarentena, quando muitas escolas prometeram repor o hiato sem aulas presenciais cancelando feriados e f\u00e9rias vindouras. Com a manuten\u00e7\u00e3o do distanciamento social, contudo, isso tornou-se imposs\u00edvel.<\/p>\n

O Minist\u00e9rio da Educa\u00e7\u00e3o ainda contribuiu para a pol\u00eamica ao dizer que considera aulas online como reposi\u00e7\u00e3o. Todavia, essa l\u00f3gica ignora quest\u00f5es como a aus\u00eancia de um modelo pedag\u00f3gico vi\u00e1vel para o EAD (ensino \u00e0 dist\u00e2ncia) ou a falta de capacidade t\u00e9cnica para grande parte da rede de alunos do pa\u00eds.<\/p>\n

Com tantos elementos inusitados, como tratar nas escolas o per\u00edodo de quarentena? Aulas online devem ser consideradas iguais \u00e0s atividades presenciais? Se sim, os pais devem seguir pagando mensalidades normalmente, a despeito de redu\u00e7\u00f5es de custos estruturais nas institui\u00e7\u00f5es de ensino? Mais uma vez, a situa\u00e7\u00e3o suscita mais perguntas do que respostas.<\/p>\n

N\u00e3o existe uma estat\u00edstica sobre o n\u00famero de processos no segmento educacional, mas a percep\u00e7\u00e3o da Fenep \u00e9 que o volume de judicializa\u00e7\u00e3o explodiu nos \u00faltimos meses. O STF tem atualmente quatro a\u00e7\u00f5es diretas de inconstitucionalidade e duas argui\u00e7\u00f5es de descumprimento de preceito fundamental sobre o assunto.<\/p>\n

Judici\u00e1rio muda postura diante de judicializa\u00e7\u00e3o<\/h3>\n

Logo no in\u00edcio da quarentena, de acordo com dados levantados pela Fenep, decis\u00f5es liminares concederam descontos de 10% a 30% para alunos sobre o valor das mensalidades em a\u00e7\u00f5es de Minist\u00e9rios P\u00fablicos e Defensorias. Depois, com a manuten\u00e7\u00e3o do distanciamento social, houve uma revis\u00e3o de postura nos tribunais: entendeu-se que n\u00e3o fazia sentido impor um corte assim, seco, desconsiderando todo o contexto.<\/p>\n

Em maio, a Secretaria Nacional do Consumidor emitiu nota contra descontos obrigat\u00f3rios com porcentagem fixa. No texto, a entidade ligada ao Minist\u00e9rio da Justi\u00e7a orientou o Procon a direcionar negocia\u00e7\u00f5es para acordos individuais entre consumidores (pais e alunos) e institui\u00e7\u00f5es de ensino.<\/p>\n

A estimativa da Fenep \u00e9 que a taxa de inadimpl\u00eancia no ensino pago subiu de 9% para 35% durante a pandemia. O cancelamento de creches particulares chega a dois ter\u00e7os do total de matriculados.<\/p>\n

A matr\u00edcula de crian\u00e7as na rede de ensino n\u00e3o \u00e9 obrigat\u00f3ria para garotos com at\u00e9 quatro anos. Depois, segundo determina\u00e7\u00e3o do Minist\u00e9rio da Educa\u00e7\u00e3o, pais t\u00eam o dever de proporcionar isso.<\/p>\n

Consultor,
\nMarcus Vinicius Tatagiba.<\/b><\/p>\n

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